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Leila Vélez: a ex-funcionária do McDonald’s que se tornou a fundadora e presidente da rede de salões Beleza Natural

Conheça a trajetória de Leila Vélez, a ex-funcionária do McDonald's que se tornou a fundadora e presidente da rede de salões Beleza Natural.

Como a empresária carioca criou uma marca de beleza voltada para as mulheres de cabelos crespos e ondulados, que é líder no segmento

Leila Vélez: a ex-faxineira que se tornou a fundadora e presidente da rede de salões Beleza Natural
Fonte: Reprodução da internet


Você já se imaginou saindo de um emprego em uma rede de fast-food para criar uma rede de salões de beleza que fatura mais de R$ 300 milhões por ano? Pois foi exatamente isso que fez Leila Vélez, a empresária carioca que criou uma marca de beleza voltada para as mulheres de cabelos crespos e ondulados, que é líder no segmento.

Neste artigo, você vai conhecer a história de Leila, desde a sua infância no Rio de Janeiro, até a criação da sua própria empresa, passando pelas suas experiências profissionais e pessoais. Você também vai descobrir como ela superou as dificuldades e os desafios que encontrou pelo caminho.

Além disso, você vai aprender algumas lições de empreendedorismo, inovação e liderança que podem inspirar você a criar o seu próprio negócio ou a melhorar o seu desempenho. Vamos lá?


Quem é Leila Vélez?


Leila Vélez é uma empresária carioca, formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é a fundadora e presidente da Beleza Natural, uma rede de salões de beleza que se destaca pelo seu atendimento e tratamento especializado para as mulheres de cabelos crespos e ondulados.

Ela também é a idealizadora da Beleza Natural Academy, uma plataforma de ensino online que oferece cursos de capacitação e atualização para os profissionais de beleza, com foco na valorização da diversidade e da autoestima das mulheres.

Ela sempre teve uma paixão pela área de beleza e empreendedorismo, pois cresceu em uma família de comerciantes e acompanhou de perto o trabalho dos seus pais, que eram donos de uma loja de materiais elétricos.


Como foi a sua trajetória profissional antes da Beleza Natural?


Leila teve diversas experiências profissionais antes de criar a sua empresa. Ela trabalhou como funcionária do McDonald's por quatro anos, onde aprendeu sobre processos, controles, atendimento e marketing. Ela foi uma das gerentes mais jovens da rede de fast-food no Brasil, aos 16 anos.

Ela também foi estudante, participando de cursos e workshops de administração, marketing, finanças, entre outros, tanto no Brasil quanto no exterior, onde aprimorou as suas habilidades e o seu conhecimento.


Como surgiu a ideia da Beleza Natural?


A ideia da Beleza Natural surgiu de uma oportunidade que Leila teve de conhecer um produto inovador em uma visita a um salão de beleza na Tijuca, em 1993. Ela encontrou no salão a sua amiga Heloísa Assis, a Zica, que havia desenvolvido um produto para relaxar os cabelos crespos sem alisá-los, chamado Super-Relaxante.

Leila ficou impressionada com o resultado do produto, que deixava os cabelos macios, hidratados e com cachos definidos. Ela percebeu que o produto tinha um grande potencial de mercado, pois atendia a uma demanda reprimida de milhões de mulheres que não se sentiam representadas pelas marcas de beleza tradicionais, que valorizavam apenas os cabelos lisos.

Leila decidiu que iria investir no salão, junto com Zica e seus maridos, Rogério e Jair. Ela trouxe para o negócio a sua experiência de quatro anos no McDonald's, onde aprendeu sobre processos, controles, atendimento e marketing. Ela implantou no salão um sistema de atendimento rápido e padronizado, que permitia atender um grande número de clientes por dia, com qualidade e eficiência.

Foi assim que Leila, aos 28 anos, entrou no negócio de beleza, fundando a Beleza Natural, em 1993.


O que é a Beleza Natural e como ela funciona?


A Beleza Natural é uma rede de salões de beleza que se destaca pelo seu atendimento e tratamento especializado para as mulheres de cabelos crespos e ondulados.

A rede conta com mais de 40 salões em 12 estados brasileiros, atendendo mais de 200 mil clientes por mês. Além do Super-Relaxante, a rede oferece outros serviços e produtos, como cortes, penteados, colorações, hidratações, maquiagens, esmaltes, entre outros.

A Beleza Natural funciona por meio de uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos, que cuidam de todas as etapas do atendimento, desde a recepção, a avaliação, o tratamento, a finalização e a venda.

A rede também funciona por meio de uma rede de parceiros, fornecedores e clientes, que compartilham os mesmos valores e objetivos da rede.


Quais são os benefícios da Beleza Natural para as clientes?


A Beleza Natural traz diversos benefícios para as clientes, como:

Beleza e autoestima

A Beleza Natural oferece um serviço e um produto que valorizam a beleza natural das mulheres de cabelos crespos e ondulados, que respeitam a sua identidade e a sua personalidade, que aumentam a sua autoestima e a sua confiança.

Saúde e bem-estar

A Beleza Natural oferece um serviço e um produto que cuidam da saúde dos cabelos, que os deixam mais fortes, nutridos e protegidos, que previnem a queda, a quebra e o ressecamento, que proporcionam mais bem-estar e conforto.

Praticidade e economia

A Beleza Natural oferece um serviço e um produto que facilitam o dia a dia das mulheres, que reduzem o tempo e o trabalho de cuidar dos cabelos, que duram mais e que geram mais economia.


Qual é o modelo de negócio da Beleza Natural?


A Beleza Natural opera no modelo de franquia, ou seja, ela permite que outras pessoas abram salões com a sua marca, seguindo os seus padrões e métodos.

O valor da franquia varia de acordo com o tamanho e a localização do salão, mas, em média, é de R$ 500 mil.

O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses, dependendo do desempenho do salão.

A Beleza Natural ganha dinheiro com a venda dos serviços e dos produtos, tanto para as clientes quanto para as franqueadas.


Qual é o diferencial da Beleza Natural em relação aos concorrentes?


A Beleza Natural se diferencia dos concorrentes por oferecer um serviço e um produto que valorizam a beleza natural das mulheres de cabelos crespos e ondulados, que respeitam a sua identidade e a sua personalidade. Alguns dos seus diferenciais são:

Pioneirismo e inovação

A Beleza Natural foi a primeira rede de salões de beleza a se especializar no atendimento e no tratamento para as mulheres de cabelos crespos e ondulados, em 1993, depois de desenvolver o Super-Relaxante, um produto exclusivo que relaxa os cabelos sem alisá-los. A rede também foi a primeira a criar uma plataforma de ensino online para os profissionais de beleza, em 2016, com foco na valorização da diversidade e da autoestima das mulheres.

Qualidade e eficiência

A Beleza Natural oferece serviços e produtos de alta qualidade e eficiência, que são prestados por uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos, que seguem os padrões e os métodos da rede. A rede também oferece um sistema de atendimento rápido e padronizado, que permite atender um grande número de clientes por dia, com qualidade e eficiência.

Diversidade e inclusão

A Beleza Natural oferece serviços e produtos que atendem a todas as mulheres de cabelos crespos e ondulados, independentemente da sua cor, da sua idade, da sua classe social, da sua religião, da sua orientação sexual, entre outros. A rede também oferece serviços e produtos que atendem a outros tipos de cabelos, como lisos, cacheados, coloridos, entre outros.


Quais são os resultados e os reconhecimentos da Beleza Natural?


A Beleza Natural já tem mais de 25 anos de história, com uma rede que fatura mais de R$ 300 milhões por ano, e que emprega mais de 3 mil pessoas. A rede já atendeu mais de 10 milhões de clientes, em todo o Brasil.

A Beleza Natural também já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, como:

  • Foi eleita uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil pela revista Fast Company, em 2015;
  • Foi premiada com o Troféu Mulher Imprensa, na categoria Empreendedorismo, em 2016;
  • Foi reconhecida como uma das 100 empresas mais sustentáveis do Brasil pela revista Exame, em 2017.


Quais são os planos e os desafios da Beleza Natural para o futuro?


A Beleza Natural tem planos ambiciosos para o futuro, como:

  • Ampliar a sua participação no mercado nacional e internacional, abrindo novas franquias e lojas próprias, e conquistando novos clientes e mercados;
  • Desenvolver novos serviços e produtos, que possam atender às novas demandas e tendências do mercado de beleza, como tratamentos capilares, cosméticos, acessórios, entre outros;
  • Investir em tecnologia e inovação, para melhorar a qualidade e a eficiência dos seus serviços e produtos, e para criar novas soluções e diferenciais competitivos;
  • Capacitar e engajar a sua equipe e os seus franqueados, para manter o padrão de excelência e a satisfação da rede.

Os principais desafios da Beleza Natural para o futuro são:

  • Manter a competitividade e a rentabilidade em um mercado cada vez mais acirrado e exigente, que enfrenta crises econômicas, políticas e sanitárias;
  • Acompanhar as mudanças e as expectativas das clientes, que estão cada vez mais informadas e conscientes, e que buscam serviços e produtos que sejam mais personalizados, naturais e sustentáveis;
  • Preservar a essência e os valores da rede, que são baseados na beleza, na diversidade e na inclusão.


Conclusão


Neste artigo, você conheceu a história de Leila Vélez, a ex-funcionária do McDonald's que se tornou a fundadora e presidente da rede de salões Beleza Natural.


Você viu como ela saiu de um emprego em uma rede de fast-food para criar uma rede de salões de beleza que se especializou no atendimento e no tratamento para as mulheres de cabelos crespos e ondulados.


Você também aprendeu algumas lições de empreendedorismo, inovação e liderança que podem inspirar você a criar o seu próprio negócio ou a melhorar o seu desempenho.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você quiser saber mais sobre a Beleza Natural, acesse o site oficial da rede e conheça os seus serviços e produtos.

E se você quiser aprender mais sobre empreendedorismo e gestão de negócios, recomendamos que você conheça os cursos online da Udemy, um dos parceiros do portal Vincere Negócios. A Udemy é uma plataforma de ensino a distância que oferece cursos nas áreas de beleza, cabelos, maquiagem, unhas, entre outras. Para acessar os cursos da Udemy, basta apertar no botão abaixo e aproveitar os descontos exclusivos para os leitores do portal Vincere Negócios.

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