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Como usar o marketing de causa para engajar o seu público com uma causa social ou ambiental

O que é o marketing de causa, como funciona e como ele ajuda a sua empresa a se conectar com o seu público e a gerar impacto positivo na sociedade.

Saiba o que é o marketing de causa, como ele funciona e como ele pode ajudar a sua empresa a se conectar com o seu público e a gerar impacto positivo na sociedade

Como usar o marketing de causa para engajar o seu público com uma causa social ou ambiental
Foto de Samuel Peter no Pexels


O marketing de causa é uma estratégia de marketing que envolve a associação da sua empresa a uma causa social ou ambiental. O objetivo é criar uma conexão emocional com o seu público, mostrando que a sua empresa se preocupa com os problemas e as necessidades da sociedade e que está disposta a contribuir para a sua solução.

O marketing de causa pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, como:

  • Aumentar a sua reputação e credibilidade, demonstrando que a sua empresa tem valores, princípios e responsabilidade social.
  • Aumentar a sua fidelização e retenção, criando um vínculo afetivo e duradouro com o seu público, que se identifica com a sua causa e se sente parte dela.
  • Aumentar a sua diferenciação e competitividade, oferecendo um valor agregado aos seus produtos ou serviços, que vão além dos benefícios funcionais ou racionais.
  • Aumentar a sua visibilidade e alcance, gerando mídia espontânea, boca a boca e engajamento nas redes sociais, que ampliam a exposição da sua marca e da sua causa.
  • Aumentar o seu impacto social, gerando resultados positivos para a sociedade, seja por meio de doações, parcerias, voluntariado ou outras formas de apoio à causa.

Mas como usar o marketing de causa na prática? Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como planejar e executar uma campanha de marketing de causa eficaz. Acompanhe!


Dica 1: Escolha uma causa relevante


O primeiro passo para usar o marketing de causa é escolher uma causa relevante para a sua empresa, para o seu público e para a sociedade. A causa deve ser:

  • Alinhada à missão, à visão e aos valores da sua empresa. A causa deve ter coerência com o propósito e a identidade da sua marca, evitando contradições ou incoerências que possam prejudicar a sua credibilidade ou autenticidade.
  • Importante para o seu público. A causa deve despertar o interesse, a simpatia e a empatia do seu público-alvo, que deve se sentir representado, envolvido e motivado pela causa.
  • Urgente para a sociedade. A causa deve ser um problema real, atual e significativo para a sociedade, que demande atenção, conscientização e mobilização.

Para escolher uma causa relevante, você pode fazer uma pesquisa de mercado, analisando as tendências, as demandas e as preferências do seu público em relação às causas sociais ou ambientais. Você também pode fazer uma análise interna, avaliando os seus recursos, as suas competências e as suas oportunidades em relação às causas sociais ou ambientais.


Dica 2: Defina os seus objetivos e indicadores


O segundo passo para usar o marketing de causa é definir os seus objetivos e indicadores. Os objetivos são os resultados que você espera alcançar com a sua campanha de marketing de causa. Os indicadores são as métricas que você vai usar para medir o desempenho da sua campanha.

Os objetivos devem ser:

Específicos

Você deve definir claramente o que você quer alcançar com a sua campanha, evitando ambiguidades ou generalizações.

Mensuráveis

Você deve definir como você vai medir o seu progresso e o seu sucesso, usando números, dados ou evidências.

Atingíveis

Você deve definir metas que sejam possíveis de serem alcançadas, considerando os seus recursos, as suas limitações e as suas condições.

Relevantes

Você deve definir metas que sejam importantes para a sua empresa, para o seu público e para a sua causa, gerando valor e impacto.

Temporais

Você deve definir um prazo para a realização das suas metas, estabelecendo um cronograma e um plano de ação.

Os indicadores devem ser:

Quantitativos

Você deve usar números ou porcentagens para medir o seu desempenho, como o número de doações, de participantes, de visualizações ou de compartilhamentos.

Qualitativos

Você deve usar opiniões ou percepções para medir o seu desempenho, como o nível de satisfação, de confiança, de lealdade ou de engajamento.

Comparativos

Você deve comparar o seu desempenho com o seu histórico, com o seu mercado ou com o seu benchmark, para avaliar a sua evolução, a sua posição e a sua vantagem competitiva.

Para definir os seus objetivos e indicadores, você pode usar a metodologia SMART , que é uma sigla em inglês para Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Temporal).


Dica 3: Crie uma estratégia de comunicação


O terceiro passo para usar o marketing de causa é criar uma estratégia de comunicação. A estratégia de comunicação é o conjunto de ações que você vai usar para divulgar a sua campanha de marketing de causa para o seu público e para a sociedade.

A estratégia de comunicação deve ser:

Integrada

Você deve usar diferentes canais e meios de comunicação, como mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital ou mídia alternativa, para alcançar o seu público em diferentes momentos e situações.

Segmentada

Você deve adaptar a sua mensagem e o seu tom de voz para cada canal e meio de comunicação, considerando as características, as preferências e as necessidades do seu público em cada um deles.

Criativa

Você deve usar elementos visuais, verbais ou sonoros que chamem a atenção, despertem o interesse e provoquem a emoção do seu público, usando cores, imagens, slogans, jingles ou outros recursos.

Consistente

Você deve manter a coerência e a harmonia entre os diferentes canais e meios de comunicação, usando a mesma identidade visual, verbal e sonora da sua marca e da sua causa.

Para criar uma estratégia de comunicação eficaz, você pode usar o modelo AIDA , que é uma sigla em inglês para Attention (Atenção), Interest (Interesse), Desire (Desejo) e Action (Ação). O modelo AIDA representa as quatro etapas que o seu público passa até se engajar com a sua campanha:

Atenção

Você deve chamar a atenção do seu público para a sua campanha, usando elementos que se destaquem no meio da multidão de informações.

Interesse

Você deve despertar o interesse do seu público pela sua campanha, usando elementos que mostrem os benefícios e as vantagens da sua causa.

Desejo

Você deve provocar o desejo do seu público pela sua campanha, usando elementos que criem uma conexão emocional e uma identificação com a sua causa.

Ação

Você deve estimular a ação do seu público pela sua campanha, usando elementos que facilitem e incentivem a participação e a colaboração com a sua causa.


Dica 4: Monitore e avalie os resultados


O quarto passo para usar o marketing de causa é monitorar e avaliar os resultados. O monitoramento e a avaliação são processos que permitem verificar se os objetivos da sua campanha foram alcançados ou não, quais foram os pontos fortes e fracos da sua campanha e quais são as lições aprendidas e as recomendações para futuras campanhas.

O monitoramento é um processo contínuo que consiste em acompanhar o andamento da sua campanha, coletando e analisando os dados e indicadores da sua campanha. O monitoramento permite identificar e corrigir eventuais problemas, desvios ou riscos que possam comprometer o sucesso da sua campanha.

A avaliação é um processo pontual que consiste em medir o impacto da sua campanha, comparando os resultados obtidos com os resultados esperados. A avaliação permite verificar se os objetivos da sua campanha foram alcançados ou não, quais foram os fatores que contribuíram ou dificultaram o seu alcance e quais são as lições aprendidas e as recomendações para futuras campanhas.

Para monitorar e avaliar os resultados da sua campanha, você pode usar ferramentas online gratuitas   , que permitem coletar, analisar e visualizar os dados e indicadores da sua campanha. Você também pode fazer pesquisas de satisfação, de opinião ou de impacto com o seu público, usando questionários, entrevistas ou focus groups.


Conclusão


O marketing de causa é uma estratégia de marketing que envolve a associação da sua empresa a uma causa social ou ambiental. O objetivo é criar uma conexão emocional com o seu público, mostrando que a sua empresa se preocupa com os problemas e as necessidades da sociedade e que está disposta a contribuir para a sua solução.

O marketing de causa pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, como aumentar a sua reputação, fidelização, diferenciação, visibilidade e impacto social. No entanto, ele também requer planejamento, execução e avaliação cuidadosos, para evitar erros, críticas ou desconfianças.

Para usar o marketing de causa na prática, você precisa seguir alguns passos:

  • Escolha uma causa relevante;
  • Defina os seus objetivos e indicadores;
  • Crie uma estratégia de comunicação;
  • Monitore e avalie os resultados

Se você seguir esses passos, você poderá usar o marketing de causa com sucesso na sua empresa, engajando o seu público com uma causa social ou ambiental e gerando impacto positivo na sociedade.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você gostou e quer aprender mais sobre como usar o marketing de causa na sua empresa, recomendamos que você conheça um dos nossos parceiros: a Anhanguera Pós. A Anhanguera Pós é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de pós-graduação a distância nas áreas de gestão, comunicação, educação e saúde. Você pode encontrar cursos sobre marketing social, marketing digital, gestão de projetos sociais e outros temas relacionados ao marketing de causa.

Acesse o site da Anhanguera Pós e confira as opções disponíveis para você. Aproveite também para seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre gestão, comunicação, educação e saúde.

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Sobre o autor

Equipe de editores, redatores, colaboradores e voluntários anônimos do portal Vincere Negócios.

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